Culinária para Alérgicos Variedades

A Volta do Blog e o Lançamento de Uma Nova Coluna

Nossa! Que saudades estava disso aqui…
Acredito que quem está acostumado a ler o blog sabe dos vários períodos de ausência e das inúmeras mudanças no visual do blog.  O que posso dizer? O mundo muda, a gente muda. E mudar é bom, acredite.
Mas deixa de blábláblá e vamos ao que interessa: a nova coluna do blog.
Provavelmente só os mais chegados saibam mas eu possuo alergia alimentar. Sim. E não é apenas de um alimento, são vários.
Descobri há um ano, e tenho vivido em uma dieta restritiva desde então. A alergia é a doença secundária. A principal se chama esofagite eosinofílica. Uma doença relativamente nova e bem chatinha. Há dois anos comecei a perceber que tinha muita dificuldade em engolir os alimentos. No ultimo ano antes do diagnóstico tive inúmeras vezes a “estase alimentar”, ou seja, a comida entalava no meio do esôfago. Fui ao gastro e fiz diversos exames chegando ao quadro atual: se eu ingerir leite, trigo, ovo (a soja era também, mas fui liberada esta semana) ou conservantes, as células de defesa irão atacar a musculatura do meu esôfago ao tentar defender o meu corpo das alergias. Tirando o choque e a dificuldade em comer fora de casa, me aventurei muito mais na cozinha e aprendi receitas ótimas. Havia pensado inicialmente em lançar um blog novo (até coloquei por pouco tempo no ar), porém como meu sábio esposo sempre diz, aqui é o meu espaço e isso faz parte da minha vida.
Por isso, a partir de hoje ali na barra lateral vai ter um tópico especialmente dedicado à culinária para alérgicos! Lá você pode saber da minha história, consultar substituições espertas de ingredientes para o alérgico e receitas novas.
Sim sim, não é justo guardar tudo que eu aprendi somente para mim. Ainda terá receitas normais, para aqueles que não possuem nenhum restrição alimentar, mas as receitas diferenciadas e deliciosas terão seu lugar garantido. Ah, todas foram testadas por mim e passaram pelo selo de qualidade do marido também 😉
Espero que posso ajudar muitas pessoas compartilhando um pouco do que tenho vivido.
Obrigada por ter lido até aqui!
Um Beijo!

Posts Relacionados

Sem comentários

Responda